sábado, 1 de junho de 2013

Montagem Equatorial motorizada e computadorizada (novos ajustes)

Após alguns testes com a minha montagem equatorial, percebi que seriam necessários alguns ajustes para que a precisão desejada fosse alcançada. Principalmente no ajuste de latitude pois o sistema anterior não possibilitava a precisão necessária para eliminar qualquer desalinhamento do eixo polar; para resolvê-lo criei um sistema com dois parafusos que empurram um eixo fixado na base da montagem, conforme se ajusta os parafusos, a montagem gira sobre a base produzindo um ajuste fino de latitude. Vejam:


Além da instalação do sistema de ajuste fino na latitude, foi necessário instalar também um cilindro maciço de aço na junção entre a base de madeira e a coluna do pilar, este cilindro é inserido dentro do pilar por 12cm, desta forma, consegui eliminar uma pequena folga que ocorria nesta junção devido ao peso da cabeça equatorial que descolava a base levemente tirando-a do centro do pilar, infelizmente não tenho fotos do cilindro para publicar.

Um sistema de freios no eixo polar também foi instalado para aumentar o atrito neste eixo quando necessário, devido aos rolamentos, o atrito é quase nulo e deixa os movimentos do eixo leves demais em alguns casos, assim, o freio neste eixo possibilita ampliar ou reduzir o atrito quando necessário.



Os motores também foram substituídos devido à folga na conexão entre o motor anteriormente usado e a redução extraída de um motor Pittman, às vezes ocorria deslizamento na acoplamento, então substitui este sistema por outro no qual os motores e as suas respectivas reduções (120:1) são fixos, com isso solucionei o problema do deslizamento e eliminei uma variável para me preocupar.


A montagem se comportou bem com o peso do telescópio refletor newtoniano GSO de 150mm F/5 cuja massa é de aproximadamente 7.5kg, este telescópio não ofereceu dificuldade alguma para a montagem, o que me deixou muito satisfeito. Falta-me agora céus limpos para verificar se conseguirei alinhá-la com o pólo celeste sul com precisão suficiente para astrofotografia de longa exposição.


(Atualização em 19/07/2013)...

Eu estava devendo algumas fotos nesta postagem, principalmente do cilindro de aço que é inserido no pilar melhorando o balanço da montagem. Pesquisando em meus arquivos no computador, encontrei as imagens e agora as publico aqui.


Na imagem acima podemos ver o cilindro de aço e a guia fixa à base que auxilia no refinamento do ajuste de latitude.


Aqui vemos o pilar e os dois parafusos responsáveis em "empurrar" a guia da base da montagem para refinar o alinhamento polar.


Abraços e obrigado pela visita!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Anderson, eu preciso dar mais atenção ao blog e atualizá-lo com mais frequência.

      Excluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho. Eu me inspirei muito no seus ensaios que estavam no multiply e estou meio que seguindo sua trilha....comecei com a lente de óculos, depois um refrator 90/900mm sobre uma montagem equatorial bem tosca, fiz um tripé de madeira e agora estou pesquisando sobre a montagem equatorial motorizada. Os planos incluem um refrator 150mm F/5 com autoguiagem para astrofoto assim como o seu equipamento. Por favor continue compartilhando as fotos e envie detalhes dos projetos para nos inspirar!

    Abraço,
    Persio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Persio, fico feliz em saber que pude ajudar em algo. Espero publicar mais material no blog. No Multiply havia muito mais material.

      Excluir
  3. Olá Delberson, Parabéns pelo projeto, ficou show de bola. Eu estou montando um novo telescópio e desejo fazer uma montagem equatorial como a sua. Por favor, poderia dizer o diâmetro do eixo que usou, da Engrenagem e da rosca sem fim?

    Ivando

    ResponderExcluir
  4. muito bom... vc faz para vender nao.. elias.joaquim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. muito bom... vc faz para vender nao.. elias.joaquim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. DELBERSON, ESTOU MONTANDO UM ONSTEP, LI NO SEU BLOG QUE TEVE DIFICULDADE COM O WEMOS , NAO CONSIGO A CONEXAÃO COM MEU CELULAR , PEDE IP E UMA PORTA ( NÃO ENCONTRO ESSA PORTA)
    SE POUDER ME AJUDAR , AGRADECERIA MUITO: rafaelvmarino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Opa, tudo bom? Fiquei curioso sobre as dimensões do pier, qual o diâmetro dele e a espessura da chapa? Obrigado!

    ResponderExcluir