segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Toto Mount com Tripé de Madeira


A primeira sessão de astrofotografia com a Toto Mount provou que ela é capaz de realizar astrofotografia de longa exposição, cumprindo bem o objetivo para a qual foi projetada. Entretanto, (como era de se esperar) alguns pequenos ajustes precisariam ser feitos para aprimorar o equipamento (novamente reafirmo aqui a vantagem de se construir o próprio equipamento, pois você pode aprimorá-lo a qualquer momento).

O primeiro a sofrer alterações foi o sistema original de ajuste fino da latitude porque ele se mostrou pouco eficiente, sendo este o principal ponto fraco do projeto, então criei um novo sistema mais compacto e mais preciso que se mostrou muito interessante, inclusive melhor do que o ajuste da HEQ5-PRO.

Outro aprimoramento foi o reforço no suporte dos motores, garantindo maior estabilidade ao sistema, mas ainda assim espero melhorar esta parte da montagem instalando um suporte mais sólido do que o atual.

O uso do pilar de extensão não atingiu o desempenho esperado, elevando a cabeça da equatorial os problemas com vibração, principalmente devido ao vento, ficaram muito mais evidentes. Uma alternativa para contornar este problema é alterar a posição da cabeça da equatorial em relação às pernas do tripé girando ela em 60°, assim o extensor torna-se dispensável e o sistema mais estável.

As peças que sobraram do extensor eu resolvi usá-las para criar um tripé próprio para o Toto Mount, pois estava usando o tripé da HEQ5 com algumas adaptações. Haviam disponíveis também as pernas de madeira provenientes de um tripé com montagem altazimutal que eu havia construído há alguns anos e que agora estavam sem uso. 

Dessa forma, fiz uma pequena restauração nas pernas de madeira e transformei uma parte do extensor na base do tripé:
Perna de madeira a ser restaurada, o elemento vermelho é pau-brasil
e o mais claro é cerejeira.
Parte do extensor que foi cortada e modificada soldando as bases.


Detalhe na pintura das peças que foram utilizadas na reestilização:


Também foram instalados novos pontos de contato com o solo:

Após um certo trabalho, eis o resultado:
Tripé montado.
Montagem sobre o novo tripé.
O projeto agora encontra-se mais elegante e estável; gostei demais do visual e da uniformidade do conjunto. Esperando céus limpos para operá-la com o refletor newtoniano 130mm F/5 e assim avaliar os ganhos advindos com os novos ajustes.


Abraço!

2 comentários:

  1. Boa noite Delbergson, parabéns pelo seu sonho realizado, gostaria de saber os custos para construção completa dessa montagem. Há possibilidade de construção para venda? Qual o valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. É difícil estimar custos porque sempre reaproveito alguma coisa que já tenho. Até o momento não há planos para venda. Obrigado!

      Excluir