domingo, 3 de setembro de 2017

Toto Mount - Primeira Astrofotografia

Nebulosa Trífida - Messier 20
Olá pessoal,

Desde 31 de outubro de 2016 vocês conhecem a Toto Mount, foi quando apresentei o projeto aqui neste blog e desde então venho realizando testes e ajustes no projeto conforme a minha disponibilidade de tempo e recursos. Vale salientar que: mais importante do que falar é fazer!

Portanto de nada adianta fazer um aparato mecânico bonito que não cumpre o que promete, mas este não é o caso da Toto Mount, pois ela cumpre muito bem a tarefa designada a ela. A foto acima que ilustra esta publicação é a Nebulosa Trífida, também conhecida como M20 (em referência ao objeto número 20 do catálogo Messier), este objeto é bastante conhecido e um excelente alvo para fotografar. 

Esta imagem foi totalmente produzida utilizando a Toto Mount e é a prova definitiva do que a montagem é capaz de fazer. O telescópio utilizado foi um refletor newtoniano SkyWatcher com abertura de 130mm e 650mm de distância focal, com o uso do corretor de coma GSO a distância focal sobe para 715mm – este telescópio recebeu várias modificações para adequá-lo a astrofotografia (farei uma publicação sobre este telescópio). A câmera é uma ZWO ASI174MM sem refrigeração, trata-se de uma câmera monocromática com sensor CMOS dedicada à astrofotografia, principalmente solar e lunar, mas também pode ser utilizada para registros planetários e de espaço profundo.

O tempo de exposição aplicado foi de 1,5 horas com quadros de 180 segundos, a autoguiagem foi realizada com o PHD e um pequeno refrator acromático (58mm F4) (caseiro também) com uma antiga câmera Meade LPI. A carga de equipamentos sobre a montagem ficou em aproximadamente 5 quilos e não trouxe qualquer dificuldade à Toto Mount. Vejam um print screen da tela do PHD guiando a montagem:
Autoguiagem da Toto com o PHD e câmera Meade LPI
A montagem se comportou melhor com os novos ajustes do que no teste anterior, finalmente creio que cheguei bem próximo da versão definitiva do projeto, o último ajuste será substituir o suporte dos motores. Durante a sessão, aproveitei para fazer algumas fotos da Lua:
Lua em 27 de agosto de 2017.
Lua em 28 de agosto de 2017.
Por fim, seguem as fotos do conjunto:
Conjunto completo

Os testes foram realizados em dois dias, então para não perder o
alinhamento polar coloquei uma proteção no equipamento. Pra mim
ficou parecendo o módulo lunar (rsrs).
Finalizando...

A foto que abre esta publicação pode até não ser a minha melhor astrofotografia, mas com certeza é a que me deixou mais feliz desde que iniciei na astrofotografia. O sentimento prazeroso de conseguir capturar fótons e transformá-los em belas imagens com equipamentos que nasceram na sua garagem é impagável! O objetivo principal desta captura era avaliar quatro aspectos do conjunto:
  • acompanhamento sideral;
  • autoguiagem;
  • colimação;
  • correção de campo.
Todos eles foram satisfatoriamente atingidos, então posso dizer que o resultado do projeto foi um grande sucesso! Espero assim motivar as pessoas a criarem os seus próprios equipamentos colocando toda a criatividade para funcionar.

Abraços!

10 comentários:

  1. Uma montagem artesanal com autoguiagem já é hardlevel.
    Deve ser a única do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Comprar uma montagem Eq3-2 R$1300,00, coprar um telescópio newtoniano de 130/650mm R41500,00, construir seu equipamento e tirar fotos com ele não tem preço. Simplesmente fenomenal!

    ResponderExcluir
  3. Fantástico!!!
    Se ainda não está finalizado, imagino quando estiver!!!

    Teus projetos são inspiradorer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Rogério! Este tipo de apoio que alimenta o blog. Abraço!

      Excluir
  4. Descreva como foi introduzida a autoguiagem. Belo trabalho.
    Paulo Furlan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Recentemente publiquei no blog sobre este tipo de sistema.

      Excluir