terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Retrospectiva 2017 - EVENTOS

Visita ao meu amigo Avaní Soares no Observatório Parsec.
Início de 2018 e farei a minha primeira retrospectiva astronômica, sem dúvida alguma o ano de 2017 foi singular na minha jornada, não apenas pela produtividade, mas também pela carga de aprendizagem e pelas experiências maravilhosas. Citarei algumas delas:

JANEIRO

No início do ano consegui concluir a construção da Toto Mount, uma montagem equatorial germânica motorizada e computadorizada construída em casa, esta montagem é capaz de fazer astrofotografia de longa exposição tal como uma montagem industrializada. Este projeto foi um dos mais gratificantes para mim e é a materialização de vários anos de estudos e dedicação. Provavelmente em 2018 teremos uma versão maior da montagem e com maior capacidade de carga!
Toto Mount
MARÇO

Quando iniciei em 2013 adquiri uma DSLR Canon 450D usada no Mercado Livre, foram 4 anos de estudos e registros com ela, então em Março de 2017 esta mesma câmera passou por uma grande transformação em minhas mãos, a desmontei toda e refrigerei o sensor, foi uma grande vitória na batalha contra o ruído térmico inerente a este tipo de câmera e o projeto foi batizado por mim de FRIDAY
Foto da Friday
MAIO

Maio foi muito especial, levei a minha amada para Gramado/RS e aproveitei para esticar a viagem até Canoas/RS e Presidente Lucena/RS, nestas duas cidades conheci velhos amigos virtuais e muito queridos: Avaní Soares e Rafael Compassi.
Delberson (esq.), Rafael (centro) e Avaní (dir.)
JUNHO

Em junho ganhei o meu primeiro AAPOD² com uma imagem da Running Chicken Nebula - IC 2944:

Ainda em junho houve uma grande transformação no meu conjunto de equipamentos para astrofotografia, pois surgiu a oportunidade de adquirir uma câmera própria para fotografia celeste e que dispensa toda e qualquer tipo de modificação, migrando definitivamente para um novo tipo de astrofotografia com a QHY163M adquirida na loja www.Tellescopio.com.br
QHY163M
Além da QHY163M, veio também a ASI174MM, filtros e roda de filtros:

JULHO

Este mês foi muito especial e começou de forma muito agradável porque ministrei uma palestra sobre astrofotografia no Planetário Digital de Anápolis/GO e estive na presença de pessoas incríveis, oportunidade na qual fiz várias novas amizades também.


Julho é um mês especial para os astrofotógrafos brasileiros porque é nele que se realiza o EBA (Encontro Brasileiro de Astrofotografia). Participar deste evento sempre foi um objetivo, afinal é um momento no qual é possível estar perto das grandes personalidades da astrofotografia brasileira, sendo quase impossível enumerar todos os talentos que lá estavam presentes. A foto oficial fala por si mesma:
X EBA em 2017
DEZEMBRO

No fim do ano ocorreu-me uma grande surpresa, pois através de uma análise computacional realizada pelo grande Paulo Cacella com um sistema de sua autoria, redescobrimos uma estrela supernova em uma das minhas astrofotografias tiradas em 2017, trata-se da supernova 2017bzc na galáxia NGC7552. Pena que ela já havia sido catalogada por outro observador, mas ainda assim foi um grande feito registrá-la e encontrá-la.
Registro de uma Supernova
Enfim, a intenção era fazer um resumo do ano contendo os eventos e as astrofotografias de 2017, entretanto a publicação foi ficando bem mais longa do que o esperado (eu nem imaginava que tinha tanta coisa). Por isso resolvi dividir em duas etapas, esta com os eventos e a próxima somente com as astrofotografias.

Abraços,
Delberson.

4 comentários:

  1. Delberson parabéns. Seu blog está ótimo assim como as suas realizações. Foi muito gratificante sua companhia no 10 EBA. Espero reencontra-lo este ano.
    Fort e e saudoso abraço. Continue !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo Diniz! O prazer foi todo meu! Abração!!

      Excluir