sexta-feira, 16 de março de 2018

Construção da nova Montagem Equatorial

Peças da nova montagem equatorial CEM.
Primeiro projeto de 2018 trata-se de uma nova montagem equatorial, se não me engano é a minha quinta montagem equatorial. Desta vez abordarei um design diferente do tradicional, pois todos os meus projetos anteriores foram baseados no tipo equatorial alemã (GEM - do inglês German Equatorial Mount), criado Joseph von Fraunhofer. 

Agora estou construindo uma montagem cujo design é derivado da alemã tradicional, sendo conhecido como CEM (Center-balanced Equatoial Mount), tomei conhecimento deste tipo de montagem através das montagens comercializadas pela Ioptron, esta empresa oferece montagens com desenhos inovadores. É verdade que nunca tive contato direto com uma montagem equatorial da Ioptron para saber como ela de fato se comporta, no entanto, a experiência adquirida com os meus projetos anteriores me levaram a ficar bastante entusiasmado com esta proposta.

A ideia de posicionar o centro de massa da montagem o mais centralizado possível é brilhante, conferindo mais estabilidade e robustez à montagem equatorial. Fiz a minha aposta e decidi criar uma CEM para mim, além disso (como sempre rsrs) reaproveitei alguns componentes que estavam estocados em casa.

O projeto é mais ambicioso do que os precedentes, nesta etapa a aposta na capacidade de carga é maior, usarei componentes mais nobres e com um pouco mais de investimento ($$) também. A motivação é que esta montagem tenha capacidade bem superior à minha SkyWatcher HEQ5 Pro que tenho usado no observatório, haja vista que tenho em mente adquirir um refletor maior para o registro de galáxias e a HEQ5 ficaria no seu limite de capacidade.

Até o presente momento tudo está muito positivo, a montagem está bem robusta e livre de folgas. Durante o final de semana irei montar todos os componentes, ficando ausentes apenas as polias da redução secundária que os Correios ainda não entregaram.

A pintura continua no padrão Iron Man da Marvel (tenho que mudar isso... rsrs). 

Irei publicando aqui os avanços do projeto...

Algumas peças como coroas e sem-fim, tarugos de alumínio e tecnil já estavam disponíveis em casa. Vejam na foto a proporção das peças ao serem colocadas diante de uma caneta esferográfica comum.
Após a usinagem, as peças foram polidas para receberem a pintura.
Em destaque estão os eixos AR (2" de diâmetro, bronze) e DEC (1" de diâmetro, aço inox).

Optei por mancais sem abas (sufoco para encontrá-los em Goiânia/GO) e rolamentos para eixos de 2 polegadas.

Saddle encomendado com o Dony de Castro.
Pela primeira vez a eletrônica será baseada em Arduino, o projeto escolhido foi o AstroEQ.
Aspecto próximo ao final, aqui apresentado antes da pintura e faltando o sem-fim de DEC e os motores com as polias.

Abraços a todos que acompanham o blog!

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que belezinha compacta, parabéns pela dedicação e coragem de encarar projetos dessa ordem. Adorei os mancais sem abas, deram um charme com a racionalidade dos materiais que seriam "perdidos" caso as abas existissem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo Sandro! Esses mancais são bem charmosos mesmo. Abraços!

      Excluir
  3. Delberson,meus parabéns ! Acabamento, criatividade e capricho. Essa montagem vai ser sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo Diniz! Logo publicarei alguns resultados alcançados com ela. Abração!

      Excluir
  4. Parabéns pela vontade de desenvolver montagens aqui no Brasil. Sou potencial comprador. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado PHD KK. Adoro construir e projetar este tipo de equipamento, faz parte da diversão. Ainda não penso em comercializar. Abraço!

      Excluir
  5. Realmente impressionante a qualidade de suas construções. Você não fabricaria uma plataforma equatorial para dobsonianos? Ou conhece alguém que fabrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Infelizmente nunca fiz uma plataforma assim, tente ver com o Sr. Oliveira. Acho que ele já fez. Abraço!

      Excluir
    2. ola, onde posso encontrar o contado do Sr. Oliveira?

      Excluir
  6. Fantástico seu trabalho! Você está pensando em utilizar qual motor? E as polias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado RafaMv! Instalei dois motores de passo Nema 17 e polias sincronizadas GT2. Abraço!

      Excluir
  7. Quanto o custo aproximado da parte eletrônica da montagem? E quais motores vai usar ? Motores de passo? Quantos kg/cm?
    Poderia fazer algum post de como reproduzir a eletronica dela? Não existe quase nenhum material nacional sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposito, como fizesse o calculo de redução para as engrenagens do sistema?

      Excluir
    2. Eddy, o custo depende de quão robusta e rica em recursos ela será. Recentemente estou publicando no blog sobre estes sistemas de motorização que podem ser empregados em qualquer montagem. Abraço!

      Excluir
    3. Respondendo à sua pergunta: estou utilizando motores de passo Nema 17 com torque de 6 kgf.

      Excluir
  8. Boa tarde, você tem algum arquivo dessas peças para que possamos tornear e montar está montagem?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Pretende fazer essas montagens e comercializar sob encomenda?

    ResponderExcluir
  10. Oi voce esta comercializando, estou interessado, outra pergunto, como uso o equatorial em latitude 1 grau?

    ResponderExcluir